Por alguns anos, meus ouvidos foram patrimônio exclusivo da língua italiana, especificamente, a voz de Tiziano Ferro, a voz mais incrível del mondo. Foi em 2016 ainda, quando o Tizi fez um duo com Pablo Alborán, o Luan Santana da españa, que minhas playlists passaram a ser invadidas por cantantes españoles de todas as origens. Hoje, que curioso – eu praticamente só escuto música espanhola.
Foi numa adaptação de Pablo Alborán que eu, mais recentemente, obtive um novo hábito – ouvir apresentações do La Voz Kids, pequenas pílulas de emoção concentrada em gritos lindíssimos de crianças fofas. Além de cumprirem emoção o suficiente para uma semana em menos de 2 minutos, os vídeos também me fizeram aprofundar em músicas nunca antes ouvidas por ninguém neste território brasileiro.
Agora, tal como Cristóvão Colombo, apresento a língua espanhola a vos, brasileños, com as 5 apresentações mais maravilhosas do La Voz:
Aitana y Aysha – Vas a Quedarte
As duas meninas cantam tão igualmente bem que é difícil saber quem é a adolescente e quem é a super estrela famosa. Um embate de vozes em uma música lindíssima que parece feita para essa situação. A única coisa permite descobrirmos Aitana (a grande estrela) é ela usar muito mais maquiagem. Mas a fofura de Aysha, tímida e talentosa, é uma graça.
David Bisbal y su equipo – Culpable
Nessa incrível apresentação, o Homem Mais Estiloso do Mundo, David Bisbal, performa o sucesso “Culpable” com toda a equipe. Entregue-se à emoção quando ele aponta pra frente e todos cantam o refrão em meio a um empolgante desfile pelo público. Culpable de quererte tanto que me equivoquéeee
Esperanza – Por Fin
Esperanza, a Voz Mais Suave Dentre O Suspiro Dos Anjos, em tradução-livre fornecida pela Emo Tropical Traductions, canta o hino inigualável e inafiançável Por Fin, que dá nome à minha playlist favorita. Apreciem a breve janela de um mundo melhor que foi esta menina de 11 anos, finalista do La Voz 2017. Hoje, aos 15 anos, ela participa de outro programa – e não repete a qualidade das atuações.
Juanse – Cómo Mirarte
O pequeno e católico Juanito joga ciscos nos olhos de todos os espectadores ao cantar o sucesso de Sebastian Yatra, Cómo Mirarte. Uma raridade pinçada no interior da Colômbia para emocionar o mundo inteiro com essa voz que em seis meses deve mudar para algo rouco e inaudível de um adolescente com o ego desmedidamente inflado desde cedo.
Esperanza – Aqui No Me Dejas
Esperanza, a Mais Bela Dentre As Vozes Efêmeras, performa a 8ª Maravilha Moderna em adaptação de música de Alejandro Sanz. É um absurdo inexprimível esta apresentação ainda não ter sido tombada como patrimônio imaterial da humanidade. É simplesmente a apresentação mais bela e escandalosa de todos os tempos. A voz da Esperanza nos transborda os olhos e o peito, que arde em esperança por um mundo melhor. Quanta emoção, quanto deleite nas palavras dessa menina que pede, suplica, implora, não me deixe aqui, perdemos os dois se te vás…